Descrição técnica

A proposta concentra iniciativas a serem implementadas de imediato e a médio prazo.

De imediato, iniciaremos a produção do sabão em barra. Cerca de 50 kg de óleo de cozinha coletados, foram filtrados e tratados usando hipoclorito de sódio para remover odores que por ventura possam interferir nas propriedades organolépticas do sabão. A fórmula contendo o óleo de cozinha tratado, água potável, hidróxido de sódio e, opcionalmente, adjuvantes (essências, corantes e etanol) já foi padronizada.

O sabão produzido será usado como uma base para produção de dois produtos na forma líquida: um limpador de uso geral (para ambientes) e um sabão líquido neutro para higienização das mãos. Deste modo, o foco desta proposta é contribuir para o acesso a condições básicas de saneamento e higiene a populações carentes.

As ações de coleta de óleo para tratamento e reciclagem serão contínuas, de modo a obter mais matéria-prima de baixo custo. Existem canais de comunicação, incluindo rede social e página do projeto, para os doadores de óleo nos contatarem, conforme vem sendo feito.

A distribuição dessa produção será destinada às populações carentes e, para isso, contará com a parceria da Prefeitura Municipal de Ouro Preto, Minas Gerais. A depender da demanda, do volume da produção e conforme a disponibilidade dos insumos, os produtos também poderão ser destinados além da sede do município, às comunidades dos distritos de Ouro Preto-MG e talvez, a outros municípios da região.

Considerando a possibilidade de baixa na quantidade de óleo coletado para reciclagem em algum momento e, também, conforme a demanda particular dos insumos, os proponentes podem produzir concomitantemente outros produtos para destinação às comunidades. Estes produtos são detergente líquido (baseado no ativo ácido sulfônico), sabonete líquido (baseado no ativo lauril éter sulfato de sódio) e também álcool etílico 70° INPM (77° GL) na forma líquida ou gel.

A produção passará por testes de controle de qualidade físico-químico e microbiológico na instituição de modo a assegurar as características do produto (pH, viscosidade, densidade, contagem número total de microrganismos mesofílicos) necessárias a sua destinação à comunidade.

Em fase avançada, a médio prazo, existe a expectativa de incluir um agente desinfetante na composição do limpador de uso geral. Assim, este produto torna-se um produto desinfetante para uso em ambientes domésticos. Para isso, iremos caracterizar sua atividade antimicrobiana por meio dos ensaios adequados.